Vozes Trans — Contos para deixar o coração quentinho

Jey Canavezes
3 min readAug 20, 2021

Eu já disse isso algumas vezes, mas eu tenho muito receio de comprar livros fora da minha zona de conforto, ou seja, livros de drama ou romance não são comigo. Porém as vezes é necessário lermos algo fora da nossa bolha para termos propriedade para falar. Vozes Trans é o segundo livro da série Vozes da editora Se Liga. O primeiro livro foi Vozes Negras e ele também é maravilhoso com histórias incríveis que valem a pena conferir. O que me levou até esses livros foi o fato de conhecer uma pessoa dentro desse projeto. Contudo admito que esse projeto vem me surpreendendo, pois apesar de ser um conteúdo que eu não gosto muito, me cativou e eu estou completamente apaixonada por ele.

Vozes Trans contém quatro contos, todos com história lindas e de muito aprendizado. Inclusive em um dos contos é utilizado o pronome neutro para falar de um personagem e vemos como é possível e totalmente entendível. O livro me pegou com a guarda baixa e me encantou completamente, as histórias deixam nosso coração quentinho, um abraço reconfortante e um suspiro de esperança de que as coisas podem dar certo.

Meu coração é completamente divido entre amar o conto de Koda Gabriel que fala sobre games e é bem futurístico ou o de Jonas Maria que também é futurístico. Sim, a minha função como leitora é agradar a minha criança interior então sempre vou gostar mais de contos ou histórias sobre magia e super tecnologia futurística do que contos cotidianos. Eu não me desculpo por isso.

O conto de Brenda Bernsau foi incrível, uma viagem em uma pele que não era minha, com um dialeto, utilizado por algumas personagens, que eu de fato não conhecia, e a visão de uma pessoa trans voltando ao passado e vencendo seus fantasmas. Tremi na base algumas vezes, mas deu tudo certo no final.

E por fim, mas de forma alguma menos importante, temos Match Point de Limão. Que. Conto. Fofo! Eu fiquei completamente apaixonada, como explicar… eu fazia sons ininteligíveis. O primeiro motivo é o orgulho que eu senti de estar lendo uma obra de Limão que é minhe amigue há anos, que me apoia e a quem eu apoio sempre. O segundo motivos é que o conto é muito fofo, os personagens são críveis e com um ótimo desenvolvimento. Eu tenho muito orgulho de minhe Limonete!!!

Vozes Trans é um livro muito bonito, as artes são maravilhosas, há um pequeno perfil dos autores no final de cada conto para que possamos conhecer cada um delus, e nesse momento em que estou longe de várias pessoas que eu gosto foi bom ler esse livro pois foi como dar um abraço apertado em Limão de quem estou morrendo de saudades.

Acho que não preciso dizer o quanto eu recomendo a leitura e elogiar mais uma vez a editora Se Liga, pelo trabalho impecável e dar todos os elogios possíveis para Lune Carvalho e suas ilustrações belíssimas!

Leia também a resenha sobre outro livro da série Vozes: Vozes Negras — Um livro que tem tudo

--

--

Jey Canavezes

90% das resenhas são feitas no hype pós-leitura. Os outros 10% eu não tenho ideia do que eu tô falando.